PESCA ARTESANAL DA TAINHA – Turismo Cultural

jul10

PESCA ARTESANAL DA TAINHA – Turismo Cultural

Sem categoria no responses
Fonte: Vila do Bosque/Reprodução
Foto: Vila do Bosque/Reprodução

Considerada Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural do Estado de Santa Catarina (Lei Nº 15922,/2012), a Pesca da Tainha é uma das bases da economia Bombinense, junto com o turismo e é reconhecida pela comunidade como “Pesca Artesanal da Tainha com Canoas de um Pau Só”.

Entre os meses de Maio e Julho, as praias de Bombinhas são cercadas por redes de pesca feitas artesanalmente pelos pescadores locais, a tradição já dura décadas e é o sustento de muitas famílias.

Em abril deste ano, Bombinhas recebeu o Registro de Patrimônio Imaterial Catarinense, juntamente com a Praia do Campeche, em Florianópolis. O registro foi entregue pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC), conforme o Decreto 2.504/2004, como parte das comemorações por seus 40 anos.

O “cerco” é acompanhado diariamente pelos pescadores e a retirada das redes forma uma corrente composta pela união de todos os que passam, inclusive turistas que buscam conhecer essa linda tradição.

O Ministério do Turismo reconhece oportunidades de valorizar a diversidade e as particularidades do Brasil, através do turismo cultural é possível aprender e se envolver de forma rápida com as diversas tradições de nosso país.

#OQUEFAZERNOINVERNO :

Além da Pesca, os meses mais frios contam com belíssimos entardeceres e é a melhor época para a prática de esportes e trilhas ecológicas.